sábado, 30 de abril de 2011

Encontrado Corpo no Rio Itapecuru

 a Noticia foi postada pelo blogueiro atonielson do blog coroatáonlinema.com.

 

O sumiço de um homem, ainda não identificado (a família preferiu assim) na quinta feira (28), por voltas das 11h da manhã, em Codó, levou o corpo de bombeiros de Caxias a encarar uma missão nada fácil: encontrar um homem de 44 anos de idade, desaparecido há três dias, segundo um morador, ele foi visto pela última vez no Rio Itapecuru. Essas eram as únicas pistas.

Mas uma informação vinda de Timbiras e outra da cidade de Coroatá trouxeram esperanças para a família do homem desaparecido.

Segundo pessoas, que residem às margens do Itapecuru, um corpo foi visto descendo rio abaixo. A última testemunha que disse também ter visto um corpo descendo o rio, mora em Coroatá. Os bombeiros logo se dirigiram par a acidade.

A informação mais precisa veio de alguns jovens que banhavam no rio, ali próximo à Rua da Rampa, bairro Trizidela. Bombeiros e parentes da vítima ouviram o que os rapazes tinham a dizer e começaram a procurar.

Era por volta das 19h:00 quando os coroataenses Elissergio de Araúgio de Abreu e Jhonatan Cleoson Silva Costa, localizaram o corpo e o arrastaram até a margem do rio. Os jovens concederam uma entrevista para o Coroatá Online MA e explicaram como tudo aconteceu. Acompanhem aqui no site mais visitado da cidade.

O que vocês estavam fazendo no momento em que viram o corpo?

  Jhonatan Cleoson Silva Costa e Elissergio de Araúgio
R: Nós estávamos no rio desde 11h30 da manhã, olhando os meninos pescarem, ai essa família chegou desesperada dizendo que tinha um corpo no rio, que já tinham falado com os bombeiros, que vieram de Santa Inês, mas trouxeram a lancha que “tava” com o motor quebrado, sem condições de colocá-la na água. Os bombeiros chegaram aqui 12:30h. Eles explicaram todo o caso pra nós.

Nós resolvemos ficar lá. Primeiro desceu restos de animais. Nós pensávamos que era o tal homem, mas não era. Em outra hora desceu um bezerro. Foi quando eu falei para o Jhonatan que não ia custar muito para o corpo aparecer. Depois disso, uns trinta, quarenta minutos, agente avistou o corpo longe. Apesar de escuro, deu pra ver ele, “tava” muito branco. Quando chegamos mais próximos, percebemos que era mesmo o homem. Vimos o cabelo preto dele. “Tava” com um cheiro muito forte. Depois nós conseguimos pegá-lo e levamos até a beira do rio.

Perguntei aos dois, se eles iriam ganhar alguma recompensa por ter encontrado o corpo.

R: Até o momento presente a família dele não falou nada pra nós, nessa questão de dinheiro. A única coisa que ganhamos foi um litro de cachaça e R$ 20,00 reais, pra gente ficar procurando o corpo até dez horas da noite. Eu ainda falei pra ele: e se eu achar o corpo eu vou ganhar mais alguma coisa? Mas eles não me disseram nada, nem pra mim nem para os meninos aqui.

Detalhes colhidos sobre o caso

O corpo foi encaminhado para Codó. O homem de 44 anos tinha problemas mentais e não tomava os remédios regularmente, segundo disse um dos parentes que estava no local. O mesmo nos contou um detalhe ainda não verídico, mas a família suspeita que essa seja a verdade. O homem teria aparecido nu, no rio, e uma mulher que estava perto, se sentiu ameaçada. Ela relatou o fato para alguns moradores que, retornaram ao lugar e segundo a explicação do parente, começaram a atirar pedras no homem, que acabou caindo no rio e depois se afogando. Não se sabe se essa versão é verdadeira, mas polícia não descarta tais informações.

Fotos: Antonielson Sousa - www.coroataonlinema.com

NOTAS FALSAS de 100 Reais, São presas na cidade de Coroatá

Através de uma investigação sigilosa a polícia de Coroatá apreendeu várias notas falsas de 100 reais. Nas investigações dos PM’S um dos suspeitos de participar da quadrilha foi preso. O alvoroço começou depois do prejuízo do senhor Antonio José, proprietário do sítio da Aline em uma eventualidade que contou com a presença da banda Fruta Nativa no último final de semana, onde foram mais de mil reais de notas falsas na portaria. Suspeita-se também que a quadrilha esteve usando menores de idade para trocarem ás cédulas falsas nos comércios de Coroatá.
                                          na foto:dinheiro falso repassado em uma festa em coroatá.



na foto ao lado:Antonio José mais conhecido por  "Parente" promotor de eventos.proprietário do sítio da Aline

Banco do Brasil da Cidade de Coroatá-MA passa por reformas

O banco do Brasil de Coroatá, assim como por todo o território brasileiro, recebeu constantes reclamações quanto ao péssimo atendimento da população, que chegava a passar horas, esperando ser atendida.

O assuntou chegou a ser pauta na sessão da câmara municipal, onde se ouviu duras críticas por causa do atendimento precário à população. A vereadora de oposição, Neuza Muniz, argumentou na própria sessão, que esperou 1h:30min em pé aguardando seu atendimento. “As filas são intermináveis. A demanda está muito maior do que a oferta e a estrutura física do Banco do Brasil não suporta mais o volume da clientela e de serviços”, disse a vereadora.

Por conta dessas reclamações o BB de Coroatá está trabalhando em reformas e procurando soluções para se atender da melhor forma possível a população coroataense.

A implantação de um terminal de auto-atendimento, usado para retirar senhas, foi uma das primeiras medidas para se tentar diminuir o auto fluxo de pessoas na sala de atendimento. Parece que a máquina tem dado resultado, pelo menos em parte.

Outra mudança foi em relação aos caixas, que antes em dia de pagamento, funcionava 1, 2, raras vezes, 3. Hoje, todos os caixas funcionam normalmente para se sacar e depositar dinheiro. Aquela aglomeração de gente diminuiu, ou quando há, permanece por pouco tempo.

Ontem (29), sexta feira anoite, quem foi ao Banco do Brasil em Coroatá, viu os movimentos de trabalhadores entrando e saindo. Tudo por conta das novas reformas na parte interna do local. Uma coisa não há o que se discutir, o BB tem procurando meios para atender melhor sua clientela, que é grande e exigente.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Aluno ganha bolsa de Estudos

Foi na apresentação no Projeto Parlamentar Jovem/Mirim (2010)  na Câmara Municipal de Coroatá, que a Professora Maria Baiano conheceu Leonardo Martins aluno desta escola da turma do 9º ano e pelo seu excelente desempenho durante as sessões na Câmara que a Maria Baiano em nome do Colégio Diocesano de Coroatá outorgou-lhe  uma bolsa de estudos integral, para alegria do aluno, familia e escola.
                      É missão da escola preparar o aluno para as conquistas que o mundo eventualmente oferece.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Corpo é encontrado com cerca de 20 facadas em matagal na Raposa

Na tarde de ontem, por volta das 14h, o corpo de um jovem ainda não identificado foi encontrado num matagal, no alto da Base da Aeronáutica, no município de Raposa. O homem com idade aproximada de vinte anos foi localizado sem a orelha direita e com cerca de 20 facadas pelo corpo.
Populares observam cadáver encontrado na Raposa
A descoberta foi feita por moradores vizinhos da Base da Aeronáutica, que usam o matagal como via de acesso para irem à praia. No entanto, o fato só foi comunicado à polícia por volta das 15h. A vítima trajava bermuda estampada, cueca vermelha e camisa preta, e ainda possuía tatuagem, uma no braço direito com o nome “Thiago + Vanessa”, e outra na perna direita com o nome de “Marcelo”.
Os peritos Sidney e Augusto, do Instituto de Criminalística (Icrim), estiveram no local do crime e constataram que o jovem foi assassinado com pelo menos 18 golpes de faca, sendo, cinco na cabeça, cinco nas costas, dois no braço direito, dois no braço esquerdo e três facadas no pescoço. Uma faca quebrada foi encontrada próxima ao corpo.
De acordo com o perito Sidney, o homem pode ter sido assassinado durante a madrugada, devido ao estado de rigidez do corpo. A vítima foi removida do local por volta das 19h, por uma equipe do Instituto Médico Legal (IML).

CASA INVADIDA EM CUIABÁ: Vítima encontra bandidos comemorando assalto

Proprietário de imóvel assaltado no Coophema se deparou na manhã seguinte com ladrões em posto de combustível de posse de seu carro roubado  
Segundo testemunhas, menor de 17 anos era líder do grupo. Quatro foram flagrados na ‘celebração’

 Três assaltantes que invadiram uma casa no bairro Coophema no sábado à noite foram localizados pela vítima no domingo de manhã numa loja de conveniência de um posto de combustível, no Parque Atalaia.

Os bandidos – que comemoravam o assalto -, estavam com o carro roubado durante a ação criminosa. A quadrilha é chefiada por um adolescente de 17 anos que ameaçou atirar contra as vítimas caso elas esboçassem reação.


Foram presos Marco Antônio Brotto Júnior, de 30 anos, Jadson de Almeida Vital, de 19, além de um adolescente de 17 anos, apontado como líder do bando. Gredes Wilker Medeiros, de 21, estava junto e foi autuado pelo crime de formação de quadrilha. Com eles, foi recuperado o carro roubado durante o assalto, um Prisma pertencente ao proprietário da casa.



Segundo policiais militares que participaram da prisão, os bandidos invadiram uma casa no sábado à noite, onde renderam três pessoas e roubaram celulares, calçados, roupas e pertences de maior valor. Em seguida, fugiram no Prima que estava estacionado na garagem da residência.



Após o assalto, a vítima acionou a PM, mas mesmo assim começou a investigar por conta própria até que foi informado a respeito de seu carro. Ao chegar em frente à loja de conveniência, não só reconheceu o carro, como também os três assaltantes.



Em seguida, acionou a PM, que prendeu os quatro homens. Levados para o Plantão Metropolitano, foram autuados em flagrante. Os assaltantes, mesmo reconhecidos pelas vítimas, negaram ter participado da invasão da residência.



Alegaram que estavam desde a madrugada na loja de conveniência tomando cerveja e se divertindo. Gredes disse que é amigo dos demais e não tinha ideia de que eles poderiam ter praticado um assalto fazendo três pessoas reféns.



As pessoas rendidas durante o assalto disseram que o adolescente tomou a frente e ameaçava atirar caso alguém reagisse. As armas usadas no roubo, no entanto não foram localizadas. Após o assalto, os bandidos fugiram levando os produtos no automóvel.



Policiais plantonistas não descartam a hipótese de os bandidos terem praticado outros assaltos a residências em bairros próximos, uma vez que mostraram “desenvoltura” durante o roubo. “Parecia que os bandidos tinham uma grande experiência nessa modalidade de crime”, observou um policial.
 

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Conheça as vítimas do ataque à escola Tasso da Silveira


Foto 1 de 12
Ana Carolina Pacheco da Silva, 13 anos

Brincalhona, Ana fazia a alegria das colegas de classe durante os recreios. Em casa, dedicava boa parte do tempo ao canto e à dança. Segundo amigas, os pais não a deixavam sair à noite para festas



Foto 2 de 12

Bianca Rocha Tavares, 13 anos

Caseira, Bianca gostava de navegar na internet e de ajudar a avó a arrumar a casa. Sua irmã gêmea, Brenda, também ficou ferida no ataque à escola e, no dia 8 de abril, permanecia internada no hospital


 Foto 3 de 12
Géssica Guedes Pereira, 15 anos

A mãe a definiu como muito alegre. Ela estava no 7º ano e sonhava em seguir carreira na Marinha. A mãe soube do massacre pela TV e, ao chegar ao hospital Albert Schweitzer, reconheceu foto do corpo


 Foto 4 de 12
Igor Moraes da Silva, 13 anos

Era brincalhão e estudioso. Familiares tentaram doar seus órgãos. Não foi possível, porque os pais precisavam assinar os papéis, e a família não conseguiu localizar o pai


 Foto 5 de 12
Karine Lorraine Chagas de Oliveira, 14 anos

Sonhava em ser atleta profissional. A família soube pela TV do ataque e tentou ligar para o celular dela, até que um aluno atendeu e disse que havia encontrado o aparelho no chão


  Foto 6 de 12
Larissa dos Santos Atanázio, 13 anos

Sonhava em ser modelo e já havia se apresentado em desfiles pequenos. O irmão Alex, de 13 anos, também foi ferido. Ela era muito alegre e dedicada aos estudos

 Foto 7 de 12

Laryssa Silva Martins, 13 anos

Era muito caseira e gostava de internet. Segundo parentes, Laryssa era obstinada e muito estudiosa. Na Escola Municipal Tasso da Silveira, ela vivia cercada de amigas


 Foto 8 de 12
Luiza Paula da Silveira Machado, 14 anos

Faria 15 anos em setembro e estava animada com os preparativos da festa. Era fã de Ivete Sangalo e queria ser modelo. Luiza, que estava no 8º ano, fazia curso de inglês


 Foto 9 de 12
Mariana Rocha de Souza, 12 anos

O irmão dela, Eduardo, de nove anos, também estudava na escola e estava em um andar acima quando ouviu os tiros. Ela sonhava em se tornar modelo e era muito vaidosa


 Foto 10 de 12
Milena dos Santos Nascimento, 14 anos

Aluna do 6º ano, estudava na escola desde a 1ª série. Era estudiosa e alegre. O pai, que tem mais duas filhas na escola, disse que não deixará que elas voltem a estudar lá


Foto 11 de 12
Rafael Pereira da Silva, 14 anos

Foi adotado duas vezes. Quando sua primeira mãe adotiva morreu, Rafael foi adotado pelo genro dela. O menino estava no 7º ano da Escola Municipal Tasso da Silveira

 Foto 12 de 12

Samira Pires Ribeiro, 13 anos

Entrou neste ano na escola e ficou muito amiga de Larissa Atanázio, que também morreu. As duas se tratavam como irmãs. Seus corpos foram encontrados lado a lado.

Estudantes atingidos por atirador relatam dificuldades para esquecer momentos de terror

Três estudantes que presenciaram a ação de Wellington Menezes de Oliveira no ataque à Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, zona oeste do Rio, há uma semana relataram ao R7 na tarde desta quinta-feira (14) os momentos de terror e as dificuldades de esquecer as cenas do massacre. O trio quer voltar a estudar, mas não sabe qual será a reação ao voltar para o local onde testemunharam a tragédia.
Os adolescentes Alan Mendes Ferreira, de 13 anos, Carlos Matheus Viena, também 13 anos e Renata de Lima Costa, de 14 anos, estavam nas salas invadidas pelo atirador. Alan foi o segundo alvo atingido pelos disparos de Wellington. O garoto diz que o atirador entrou na sala, colocou uma bolsa em cima da mesa e começou o ataque.
- Ele colocou uma bolsa em cima da mesa e logo depois começou a atirar. O primeiro tiro foi na cabeça de uma amiga minha que morreu, a Samira, e depois me acertou. Mesmo ferido eu consegui fugir.
Alan estudava na primeira sala invadida por Wellington e foi baleado três vezes antes de conseguir escapar. Ele foi atingido no rosto, no ombro e na mão. Ele passou por cirurgias na face e estava de óculos escuros.
Já na segunda sala estava Carlos que também foi atingido por três tiros. Durante a entrevista, o garoto estava nervoso e abatido. O garoto foi ferido no braço e usa uma tipoia.
- Na minha sala ele falou que ia matar um menino só porque ele estava passando mal e, acabou atirando nele mesmo. Foram momentos que nunca vou esquecer.
Renata que estuda com Alan e também estava na sala quando o autor do crime começou os disparos contou como ele se comportava.
- Ele aparentava estar muito tranquilo e ainda ria depois que atirava. Fui uma das poucas que não fui atingida, porém não vou esquecer o que aconteceu.
Todos os três adolescentes compartilham da mesma ideia que será muito complicado voltar a frequentar um local onde amigos morreram. No total foram três mortos na sala do Alan e Renata e, nove na sala onde Carlos estava.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Com 32 deputados, Kassab funda PSD e deseja que DEM 'seja feliz'

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, assinou nesta quarta-feira, a ata de fundação do PSD, em evento na Câmara dos Deputados. Só hoje o PSD ganhou a adesão de 32 deputados, de cinco vice-governadores, de dois senadores e de um governador.
Apesar da pressão dos governadores tucanos --especialmente o de São Paulo, Geraldo Alckmin-- integrantes do DEM, PPS e até do PSDB assinaram, simbolicamente, a ficha de filiação ao novo partido.
A lista inclui o vice-governador da Paraíba, o tucano Rômulo Gouveia; a senadora Kátia Abreu (DEM), e o governador do Amazonas, Omar Aziz (PMN).
Ao discursar, Kassab disse torcer pelo sucesso do governo Dilma Rousseff e afirmou que o PSD nasce como um partido independente.
Embora se declare amigo do senador tucano Aécio Neves (MG), Gouveia disse que resistiu aos apelos do mineiro e avisou ao PSDB que trocará de partido. "Gosto de Aécio e atuei na campanha [presidencial] de [José] Serra. Mas, a partir de agora, serei fiel ao meu novo partido", afirmou ele, atribuindo a saída aos ataques do PSDB ao governo da Paraíba.
Todos os que assinaram a ficha simbólica de filiação manifestam a intenção de entrar no PSD. Mas ela só poderá ser consumada quando o partido estiver oficialmente formado.
Com o ato, Kassab tenta dar uma demonstração de solidez, já que a constituição do novo partido é cercada de dúvidas. Em entrevista, após a assinatura da ata de fundação, o prefeito sugeriu ao DEM, seu ex-partido, "que seja feliz". .
Ao lado da senadora Kátia Abreu, Kassab oficializa criação do PSD; ele diz que partido nasce independente.

Congresso quer suspender cobrança de estacionamento nos shoppings

Vários projetos que estão na Câmara dos Deputados tratam desse problema. Só este ano foram apresentados dois. Um quer que a permanência por até 20 minutos seja gratuita e determina que se o consumidor gastar acima de 50 reais, ganha a primeira hora de estacionamento. O outro prevê que a primeira hora seja grátis para o cliente que comprar o equivalente a dez vezes o valor do estacionamento.
“Se eu já gastei e consumi um determinado valor, por que não ter esse benefício? Eu acho muito legal”, diz a consumidora.
“Eu entendo que seja interessante. Bom para os clientes e também para os comerciantes”, diz o consumidor.
Mas muita gente quer que o projeto vá além da primeira hora de estacionamento.
“Eu sou contra. O estacionamento deveria ser grátis”, defende a consumidora.
“Consumir R$ 50 para poder adquirir um estacionamento? Eu acho isso um absurdo”, reclama outra consumidora.
Tem consumidor que prefere esperar por uma vaga em área pública a pagar estacionamento.
“Na maioria das vezes demora bastante para conseguir uma vaga”, lembra a economista Maria das Graças Rezende.
“Quando eu venho ao shopping, eu já venho com outra pessoa. Uma vai e outra fica no carro”, diz o motorista Jarbas Carvalho.
Estacionar nas garagens é caro mesmo. “Foram seis reais. Eu demorei 18 minutos”, calcula a administradora de empresas Mariuce Antunes.
A cobrança pode ser por minuto ou por hora. Normalmente, há tolerância de 15 minutos.
Em Brasília, o estacionamento mais caro sai por seis reais a hora. Em Fortaleza, são R$ 2,50. Em São Paulo, são cobrados oito reais por até duas horas. Em Porto Alegre, paga-se cinco reais em tempo livre. Em Goiânia, são pagos R$ 3,50 por quatro horas. Mas para o consumidor o ideal seria não pagar nada.
“Já que está consumindo não podia cobrar estacionamento”, alega o vigilante Leonardo Araújo.
Essa mudança seria uma ajuda para a empresária Patrícia dos Santos, que tem dentista e psicóloga em shopping. Todo mês, ela gasta muito em estacionamento. “Rapidinho, você faz uma conta. São valores entre 150 e 200 reais que eu deixo aqui, fora o que eu pago para os profissionais que me atendem”, calcula.
As associações de estacionamento disseram não ter uma estimativa de quanto o setor fatura por ano no país. Os consumidores reclamam bastante. Essas propostas de mudança dividem opiniões.
Assista ao vídeo e conheça a opinião de Luiz Fernando Veiga, presidente da Associação Brasileira de Shoppings, e de Geraldo Araújo, vice-presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Parlamentar é flagrado vendo vídeo pornô e renuncia na Indonésia

Imagem de 8 de abril mostra político vendo vídeo durante sessão.
Conservador, ele havia ajudado a aprovar lei anti-pornografia no país.

Em foto de 8 de abril, parlamentar é flagrado vendo vídeo pornô em seu tablet durante sessão no Parlamento da Indonésia.
 O parlamentar indonésio Arifinto, do Partido Próspero da Justiça (PKS), fala durante entrevista coletiva em que anunciou sua renúncia ao cargo, nesta segunda-feira (11); o político conservador havia ajudado a aprovar uma controversa lei anti-pornografia antes de a imagem ter sido divulgada.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Familiares dão adeus às vítimas do atirador de Realengo, no Rio Enterros começaram no fim da manhã desta sexta-feira (8). No Jardim da Saudade, avó de vítima passou mal e precisou ser socorrida.

Começaram a ser enterrados, no fim da manhã desta sexta-feira (8) os corpos de crianças mortas pelo atirador Wellington Menezes de Oliveira na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio.
No cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, a avó de Larissa dos Santos Atanásio passou mal e precisou ser socorrida. Os parentes se despediram da menina com cânticos. As cerimônias foram marcadas por muita emoção.

No cemitério do Murundu, em Realengo, o padrinho de Laryssa Silva Martins se emocionou: "Ela era uma menina tranqüila, meiga e amada e que pretendia ser marinheira. O sonho dela era ganhar dinheiro para ajudar o pai, que é aposentado. Uma pessoa não pode sair por aí airando em crianças. Os tiros que ele deu atingiram todo mundo."
Multidão participa de funeral da estudante Larissa Silva Martins, uma das vítimas do massacre. (Foto: Ricardo Moraes/Reuters) 
Multidão participa de funeral da estudante Larissa
Silva Martins, uma das vítimas do massacre

O secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, foi até o enterro no cemitério. "Trata-se de um ato de uma pessoa fora das suas faculdades mentais. Foi um ato isolado, e as perícias e depoimentos estão mostrando isso. Foi uma ação de uma pessoas doente e que infelizmente acarretou nesse episódio. Qualquer tipo de diagnostico ou avaliação é muito pequeno perante a dor e a monstruosidade desse ato. Esse foi um episódio que envolveu uma pessoa insana o que dificultou fazermos algo relacionado a policiamento. ”
O prefeito Eduardo Paes também esteve nos cemitérios do Murundu e em Sulacap, ambos na Zona Oeste, cumprimentar os familiares das vítimas. “Vim aqui para dar um abraço nas famílias. É uma tragédia que abalou toda a cidade. Está todo mundo muito consternado com o que aconteceu. O que a gente pode fazer agora é tentar dar algum carinho e um abraço, como pai e carioca. Eram crianças que buscavam seu futuro numa escola e diante de um ato brutal tiveram suas vidas tiradas. Nada vai reparar a perda que eles tiveram”, disse o prefeito.
Amigos, colegas e familiares dos alunos mortos comparecem ao velório realizado no Cemitério do Murundu, na zona oeste do Rio. (Foto: Ricardo Moraes/Reuters) 
Amigos, colegas e familiares dos alunos mortos
comparecem ao velório realizado no Cemitério do
Murundu
'Acabou o sonho da minha neta'
No Jardim da Saudade, muitos familiares e amigos se abraçam e consolam, e alguns choram incontidamente. “Você sabe o quanto meu irmão lutou para criar essa filha”, dizia Cristiane da Silva Machado Gomes, tia de Luiza, enquanto era abraçada por uma parente. “Era a princesinha dele. Meu Pai, por que isso? Eu preciso criar forças para suportar”, disse ela, chorando muito.

“Acabou o sonho da minha neta. Acabou”, dizia Neide Soares, de 66 anos, avó da menina. “Por que a escola deixar entrar um homem com duas armas? Se vai fazer uma palestra, tem que conferir se é isso mesmo. Cadê a segurança?”, protestou.

Parentes de Rafael levaram duas faixas para o velório do menino. Uma delas dizia: “Aí, governante: até quando vamos ficar sem segurança nas escolas e nas ruas. O Brasil vai copiar sempre as coisas ruins desse país? Hoje foi essa escola. Qual será a próxima?”
Prefeito Eduardo Paes cumprimenta familiares das vítimas de ataque à escola em Realengo (Foto: Igor Christ/G1 RJ) 
Prefeito Eduardo Paes cumprimenta familiares das
vítimas de ataque à escola em Realengo

Enterros
A previsão é de que cinco jovens - Rafael Pereira da Silva, Luíza Paula da Silveira, Larissa dos Santos Atanásio, Karine Lorrayne Chagas e Igor Moraes da Silva - sejam sepultados no cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na Zona Oeste.
Estão previstos para o Cemitério do Murundu, em Realengo, os enterros de Laryssa da Silva Martins, Mariana Rocha de Souza, Bianca Rocha Tavares e Milena dos Santos Nascimento.
Já o enterro de Géssica Guedes Pereira está previsto para o Cemitério de Ricardo de Albuquerque, no subúrbio. Ana Carolina Pacheco da Silva será enterrada no Memorial do Carmo, no Caju, na Zona Portuária, e o de Samira Pires Ribeiro, no Cemitério de Santa Cruz, na Zona Oeste. O corpo do atirador está no IML. Nenhum parente apareceu para tratar do enterro.
Familiares de Mariana rezam Pai Nosso em frente a escola
Familiares de Mariana rezam na porta da escola (Foto: Tahiane Stochero/G1) 
Familiares de Mariana rezam na porta da escola
Parentes de Mariana de Rocha de Souza, de 12 anos, colocaram flores em frente à Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio, e, de mãos dadas em círculo, rezaram um Pai Nosso em homenagem à garota, que morreu vítima do ataque.
"Mariana era uma filha maravilhosa, uma estudante dedicada, queria ser modelo quando crescer e teve a vida cortada por este atirador. Que ela continue do céu nos protegendo. Vai em paz, Mariana", disse o tio da vítima, José Correia da Silva.
"Acabamos de enterrar a Mariana e viemos aqui fazer mais uma homenagem, pois ela era um anjo, uma menina linda", acrescentou ele.
Feridos
Dez alunos baleados na Escola municipal Tasso da Silveira seguem internados nesta sexta-feira (8), em seis hospitais do Rio. Um menino de 14 anos, que sofreu uma lesão na perna, foi liberado depois de medicado no Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, na Zona Oeste do Rio. E Renata Lima Rocha, de 13 anos, que também estava internada na unidade, teve alta no início da tarde desta sexta-feira (8). Ela foi foi baleada no abdômem.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Sarney diz que 'sobrevive tanto tempo' porque gosta de inovar

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), comentou nesta quarta-feira (6), ao chegar à Casa, a implantação da gestão por metas em cada departamento como forma de modernizar a administração do Senado.
"É uma coisa inovadora. (...) Sempre gosto de inovar para não parecer que não estou atualizado com as coisas que estão acontecendo. As pessoas dizem 'Por que Sarney sobrevive tanto tempo?'. E eu digo: 'Porque sou um homem do meu tempo'", brincou Sarney.
                                                 
                                                         Foto: Mariana oliveira/ G1
O senador explicou que cada departamento terá suas metas, que serão acompanhadas pela administração do Senado.
Em relação às denúncias de que funcionários batiam ponto no Senado sem trabalhar, ele disse que a investigação está em andamento. 'A sindicância está sendo feita pelos órgãos competentes da Casa. Eu, como presidente do Senado, tenho que deixar os órgãos funcionarem. (...) Para que nossos diretores tenham condição de fazer cumprir a lei."
100 dias de Dilma
O senador falou também sobre o começo do governo da presidente Dilma Rousseff. "A presidente Dilma está lidando sob o ponto de vista econômico com o problema do êxito, com a inflação. (...) Ela tem mostrado nesses 100 dias que não é proposta, que tem sua autoridade pessoal e veio dizer porque as mulheres estão aí."
Belo Monte
José Sarney (PMDB-AP) falou sobre a decisão da Organização dos Estados Americanos (OEA) de pedir a suspensão do processo de licenciamento da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará. Disse que viu a decisão com "perplexidade".
"A OEA tomou uma decisão de natureza política sem ver os aspectos técnicos que cercam o problema de Belo Monte. Há 30 anos se discute a construção dessa hidrelétrica. O Brasil tem que mostrar que suas decisões não são tomadas aleatoriamente", disse o senador.
(Globo.com)

Semus entrega motolâncias ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) entregou, ontem (05), para atendimento da população da Grande São Luís, duas motolâncias, unidades de atendimento de emergência. Os dois veículos vão integrar a rede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da rede municipal.

O secretário Gutemberg Araújo entregou os veículos ao Serviço de Atendimento Móvel

Essas unidades, que serão guiadas por técnicos de enfermagem treinados para a função, foram estruturadas para chegar com mais rapidez aos pacientes – sempre no período diurno, por questões de segurança. O técnico fará os primeiros socorros até a chegada da ambulância, que prestará o serviço completo e o descolamento do paciente.

As motolândias serão acionadas pela regulação médica para os casos traumáticos clínicos onde o acesso de veículos de urgência é difícil ou a malha viária inapropriada. “A utilização da motolância será o melhor tempo resposta nos agravos de saúde para a população”, afirmou a coordenadora de Enfermagem do Samu, Jaqueline Dutra Nascimento.

Cada unidade está equipada de forma a oferecer o suporte básico a uma emergência: desfibrilador externo automático (DEA), ressuscitador manual, material para contenção de hemorragias, oxigênio, glicogênio, oxímetro e talas de mobilização.

O Samu em São Luís, dirigido por Santiago Servin, conta com uma estrutura composta de 11 ambulâncias suportes das unidades básicas de saúde em que trabalham um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um condutor. E ainda duas unidades de suporte avançado, com um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem, além do condutor.

“As motolâncias vão permitir reduzir o tempo entre a chamada e o atendimento. Será de grande utilidade, sobretudo nos momentos de trânsito mais intenso. Significa um atendimento mais rápido e eficiente com vidas salvas”, analisou o secretário de Saúde do Município, Gutemberg Araújo.

O trabalho do Samu em São Luís deverá funcionar de maneira ainda mais eficiente a partir do segundo semestre, quando está prevista a mudança da central da unidade, que hoje funciona no Itaqui-Bacanga. O novo endereço, na Vila Palmeira, foi pensado justamente pela maior facilidade de tráfego.

Justiça decreta a prisão do vice-prefeito de Olinda Nova

‘Tonho de Gentil’ (PSC) e o irmão dele, o fazendeiro ‘Manoel de Gentil’, são acusados de serem os mandantes do assassinato do líder quilombola Flaviano Pinto Neto, ocorrido em outubro do ano passado, em São Vicente Férrer
POR OSWALDO VIVIANI
A Justiça do Maranhão decretou as prisões preventivas do vice-prefeito de Olinda Nova do Maranhão, Antônio Martins Gomes, o “Tonho de Gentil” (PSC), 51 anos, e do irmão dele, o empresário e fazendeiro Manoel Martins de Jesus Gomes, o “Manoel de Gentil”, 53. Eles são acusados de serem os mandantes do assassinato do líder quilombola Flaviano Pinto Neto, 45, ocorrido em 30 de outubro do ano passado, no povoado Charco, em São Vicente Férrer (município vizinho a Olinda Nova, na Baixada Maranhense). Até o fim da tarde de ontem, nem o vice-prefeito nem “Manoel de Gentil” haviam sido localizados pela polícia. A juíza Odete Maria Pessoa Mota, titular da comarca de São João Batista, foi a autora dos pedidos de prisão.
Também tiveram suas prisões preventivas decretadas, por participação no mesmo crime, o ex-policial militar Josuel Sodré Saboia – já preso desde o dia 2 de fevereiro deste ano – e Irismar Pereira, o “Uroca”, igualmente detido.
Flaviano Pinto Neto era presidente da entidade quilombola Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Povoado Charco. De acordo com a polícia, a disputa entre os quilombolas e o “grileiro” “Manoel de Gentil” por uma área de 1,4 hectares de terra – conhecida como “Fazenda Juçaral” – foi a motivação do assassinato de Flaviano. Ele liderava a comunidade de cerca de 70 famílias quilombolas da comunidade do Charco que desde 2005 lutam pela titulação da área.
Segundo a polícia, Flaviano foi assassinado com 7 tiros, depois de ser atraído para uma cilada pelo ex-PM Josuel Sodré Saboia.
Irismar Pereira é apontado pela polícia como o executor do homicídio. Ele foi preso no dia 5 de janeiro passado, mas sob a acusação de mandar matar o motorista Ronielson Lima Pinheiro, o “Roni”, 28. O crime aconteceu em 14 de setembro de 2010, e teria motivação passional.
Manoel Martins de Jesus Gomes, o “Manoel de Gentil”, já havia sido preso em 22 de fevereiro passado, também em cumprimento a um pedido de prisão da juíza Odete Maria Pessoa Mota.
Um dia depois, o desembargador Antonio Fernando Bayma Araujo concedeu um habeas corpus ao acusado. Para Bayma, a prisão do suspeito não se fazia necessária, uma vez que a apuração dos fatos já havia sido realizada, além de “Manoel de Gentil” não atuar, segundo o desembargador, para prejudicar as investigações.
Ouvido na época pelo Jornal Pequeno, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), Luís Antônio Pedrosa, afirmou que a decisão do desembargador Bayma demonstrou como funciona o sistema de Justiça do Maranhão. “Rico não fica na cadeia”, disse Pedrosa.

Corpo de Jackson sai do PDT para ser sepultado


O corpo do ex-governador do Maranhão saiu da sede do PDT no começo da manhã desta quarta-feira em cortejo para ser sepultado no Cemitério Parque da Saudade.  
 
O corpo de Jackson Lago saiu da sede do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e segue em cortejo para o Cemitério Parque da Saudade, localizado no Vinhais. O caixão do ex-governador está coberto com a bandeira do Maranhão e do PDT.
Uma multidão acompanha o carro de bombeiro que leva o caixão do ex-governador. Carros e motos estão atrás da aglomeração e seguem o cortejo até o cemitério, onde se encontram centenas de pessoas a espera do político para o último adeus. Jackson Lago será sepultado com honras militares. 
O deputado estadual Marcelo Tavares e o Flávio Dino acompanham o cortejo de Jackson Lago, que deu uma pequena parada na Praça Maria Aragão, na Beira-Mar. No trajeto, pessoas estão nas calçadas das ruas e avenidas da capital aplaudindo a passagem do corpo do político.




 

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Morre o ex-governador Jackson Lago

.SÃO LUÍS – Morreu, nesta segunda-feira (4), às 17h50, Jackson Kléper Lago, 76 anos, ex-governador do Maranhão e ex-prefeito de São Luís, capital maranhense. Ele estava internado há seis dias, no Hospital do Coração, em São Paulo (SP), por causa de problemas respiratórios, complicações decorrentes de um longo tratamento contra um câncer de próstata.
Jackson Lago estava em São Paulo desde o fim das eleições para o governo do Estado, em outubro de 2010. Lá, acompanhado da família, enfrentou mais uma etapa do tratamento quimioterápico, que foi encerrado em fevereiro deste ano. Por causa do tratamento, a saúde do ex-governador ficou bastante debilitada.
Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento.