quarta-feira, 13 de abril de 2011

Congresso quer suspender cobrança de estacionamento nos shoppings

Vários projetos que estão na Câmara dos Deputados tratam desse problema. Só este ano foram apresentados dois. Um quer que a permanência por até 20 minutos seja gratuita e determina que se o consumidor gastar acima de 50 reais, ganha a primeira hora de estacionamento. O outro prevê que a primeira hora seja grátis para o cliente que comprar o equivalente a dez vezes o valor do estacionamento.
“Se eu já gastei e consumi um determinado valor, por que não ter esse benefício? Eu acho muito legal”, diz a consumidora.
“Eu entendo que seja interessante. Bom para os clientes e também para os comerciantes”, diz o consumidor.
Mas muita gente quer que o projeto vá além da primeira hora de estacionamento.
“Eu sou contra. O estacionamento deveria ser grátis”, defende a consumidora.
“Consumir R$ 50 para poder adquirir um estacionamento? Eu acho isso um absurdo”, reclama outra consumidora.
Tem consumidor que prefere esperar por uma vaga em área pública a pagar estacionamento.
“Na maioria das vezes demora bastante para conseguir uma vaga”, lembra a economista Maria das Graças Rezende.
“Quando eu venho ao shopping, eu já venho com outra pessoa. Uma vai e outra fica no carro”, diz o motorista Jarbas Carvalho.
Estacionar nas garagens é caro mesmo. “Foram seis reais. Eu demorei 18 minutos”, calcula a administradora de empresas Mariuce Antunes.
A cobrança pode ser por minuto ou por hora. Normalmente, há tolerância de 15 minutos.
Em Brasília, o estacionamento mais caro sai por seis reais a hora. Em Fortaleza, são R$ 2,50. Em São Paulo, são cobrados oito reais por até duas horas. Em Porto Alegre, paga-se cinco reais em tempo livre. Em Goiânia, são pagos R$ 3,50 por quatro horas. Mas para o consumidor o ideal seria não pagar nada.
“Já que está consumindo não podia cobrar estacionamento”, alega o vigilante Leonardo Araújo.
Essa mudança seria uma ajuda para a empresária Patrícia dos Santos, que tem dentista e psicóloga em shopping. Todo mês, ela gasta muito em estacionamento. “Rapidinho, você faz uma conta. São valores entre 150 e 200 reais que eu deixo aqui, fora o que eu pago para os profissionais que me atendem”, calcula.
As associações de estacionamento disseram não ter uma estimativa de quanto o setor fatura por ano no país. Os consumidores reclamam bastante. Essas propostas de mudança dividem opiniões.
Assista ao vídeo e conheça a opinião de Luiz Fernando Veiga, presidente da Associação Brasileira de Shoppings, e de Geraldo Araújo, vice-presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário